Empregue pessoas com deficiência e COLOQUE ABAIXO O LOGO DE SUA EMPRESA.

A ANDA – Associação Nacional dos Deficientes de Angola tem todo o interesse em orientar os profissionais de Recursos Humanos de todas as empresas do setor privado e organizações públicas para que se enquadrem dentro dos ditames do Decreto Presidencial nº 12/16 que prevê altas penalidades para quem não estiver dentro da lei. Maiores esclarecimentos podem entrar em contacto com o Dr. Enoque Bernardo da área de advocacia da ANDA pelo e-mail: enoquebernardo@gmail.com, ou mesmo pelo telefone: +244 923 643 882 – Clique aqui e saiba mais!

BANCO DE EMPREGOS ANDA

O Banco de Empregos ANDA foi criado para facilitar a OFERTA e PROCURA de Vagas de Trabalho para Pessoas com Deficiência em Angola, enquanto outras Organizações se modernizam para que as ofertas de Vagas de Trabalho cumpram com o estabelecido no Decreto Presidencial n.º 12/16 de 15 de janeiro de 2016 e não sofram as penalidades que variam de 10 a 50 salários mínimos, por cada dia que perdurar a infracção.

Programa ANDA Emprego EM MOVIMENTO

Assim como Suzana Cubala da Silva, a ANDA Associação Nacional dos Deficientes de Angola possui um TIME VALOROSO de jovens associados com talento e competência. Suzana com 25 anos, estuda Psicologia na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto e tem como sonho inicialmente trabalhar em sua área.

parceria anda jobartis - pORTAL

A ANDA iniciou uma grande moção no sentido de divulgar junto as pessoas com deficiência em Angola para que se cadastrem no JOBARTIS – Portal de Emprego de Angola. 

Conscientização das empresas

Paralelamente a ANDA iniciou ações para conscientização das empresas atuantes em Angola para que abram espaço em seus quadros funcionais e contratem as pessoas com deficiência e mesmo familiares para que possam estar inclusos na sociedade angolana.

Trabalho em conjunto

Com um maior número de pessoas com deficiência, bem preparadas e cadastradas no JOBARTIS Portal de Empregos de Angola e com as empresas solicitando um maior número de pessoas com deficiência e seus familiares para ocuparem seus quadros funcionais iremos ao longo tempo reduzindo esse imenso déficit hoje existente. Temos em Angola um efetivo de 650 mil pessoas com deficiência.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

O papel do RH na inclusão da pessoa com deficiência.

A contratação de pessoas com deficiência envolve responsabilidade social. Apesar deste conceito crescer, a cada dia, ainda temos inúmeras empresas que praticam a integração, em vez da inclusão. Na integração, a pessoa com deficiência tem que se adaptar a sociedade como ela é. Já na inclusão, tanto a pessoa com deficiência como a sociedade adaptam-se simultaneamente.

Arquitetura Inclusiva.

O princípio da arquitetura inclusiva surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, época em que muitos veteranos de guerra voltavam mutilados ou com limitações físicas. Dessa forma, as construções e espaços públicos foram se adaptando a essas novas necessidades.

5 Dicas Importantes para inclusão de PcDs.

1. Identifique os níveis de aceitação e de rejeição; 2. Execute atividades de sensibilização e treinamento em todos os setores; 3. Promova relacionamentos saudáveis entre os colaboradores; 4. Faça um mapeamento da acessibilidade; 5. Adote estratégias ergonômicas para possibilitar a inclusão de PcDs

Aleijado; defeituoso; incapacitado; inválido.

Estes termos eram utilizados com freqüência até a década de 80. A partir de 1981, por influência do Ano Internacional das Pessoas Deficientes, começa-se a escrever e falar pela primeira vez a expressão pessoa deficiente. O acréscimo da palavra pessoa, passando o vocábulo deficiente para a função de adjetivo, foi uma grande novidade na época. No início, houve reações de surpresa e espanto diante da palavra pessoa: “Puxa, os deficientes são pessoas!?” Aos poucos, entrou em uso a expressão pessoa portadora de deficiência, freqüentemente reduzida para portadores de deficiência. Por volta da metade da década de 90, entrou em uso a expressão pessoas com deficiência, que permanece até os dias de hoje

Melhores Ambientes de Trabalho.

Não basta contratar a pessoa com deficiência. É preciso oferecer um ambiente de trabalho receptivo e condições adequadas

Qualquer um pode vir a ser uma pessoa com deficiência.

Tudo o que fizer de bom para as pessoas com deficiência poderá estar fazendo para si próprio amanhã. PENSE NISSO e FAÇA TUDO O QUE PUDER pelos que precisam de sua ajuda.

transporte público com foco nas pessoas com deficiência

A grandeza de uma nação não se mede pela quantidade de pobres andando de carrões, mas sim pela quantidade de ricos utilizando os transportes públicos. A inclusão social de pessoas com deficiência é o ponto máximo que faz a grande diferença na medição da grandiosidade de um povo.

Translate »