Parceria ANDA E AFRICA CODE WEEK – ANGOLA

PARCERIA ANDA E AFRICA CODE WEEK-ANGOLA

Jovens africanos capacitados com habilidades digitais para a vida!

A Africa Code Week está incutindo habilidades de alfabetização e codificação digital na geração jovem, trabalhando em estreita colaboração com parceiros privados, públicos e sem fins lucrativos para impulsionar o impacto do aprendizado sustentável em toda a África.

Em obediências ao Estatutos da ANDA, no Artigo 5º dos Objectivos, especificamente no ponto 1,4, 5 e 12 diz que A Associação tem por objectivo a defesa e promoção dos interesses sociais, económicos, culturais morais e sociais e profissional dos seus sócios. Para a realização dos seus objectivos, compete nomeadamente: á associação. Promover, fomentar e apoiar actividades de ordem educacional, cultural e Desportiva; Criar e desenvolver as estruturas necessárias para a efetivação de cursos práticos, que permitam o melhor aproveitamento profissional e vocacional dos seus associados; Para a prossecução destes objectivos, a ANDA poderá celebrar acordos de cooperação e parceria com instituições congéneres nacionais ou estrangeiras ou organismos que desenvolvem actividades que concorram para o mesmo objectivo.  

Desta feita, no passado dia 12 de Setembro de 2019, com o objetivo de melhorar a condição de vida das pessoas com deficiências, defender os seus direitos e sua inclusão no ramo das Tecnologias, reunimos com a Coordenação da AFRICA CODE WEEK-ANGOLA, na pessoa do seu responsável Dimonekene Ditutala e membros, no sentido de efetuamos parcerias no que concerne a formação das Pessoas com Deficiências, Crianças e Jovens, lembrando que a Formação é o Caminho certo para a empregabilidade.

A ANDA- Associação Nacional dos Deficientes de Angola, existe a 27 anos e tem desenvolvido muitas ações, programas e projectos para apoio das pessoas com deficiências. Nos últimos tempos está a implementar vários programas ligados a formação Profissional PAF- Programa Anda Formação (Patrocinado pela SUAVE), que dispõe de 304 cursos profissionais para esta franja da população e não só, podem ser vistos na plataforma digital andaangola.org) depois da formação, considerando o problema do desemprego, foi criado o PAE (Programa anda Emprego – onde as empresas cadastram suas vagas e as pessoas com deficiências cadastram seus currículos).

 


AFRICA CODE WEEK

Liderada pela SAP em 2015 como parte de seus investimentos sociais para impulsionar o crescimento sustentável na África, a Africa Code Week é uma iniciativa de desenvolvimento de habilidades digitais que já beneficiou mais de 4 milhões de jovens africanos.

Em outubro de 2016, o CEO da SAP, Bill McDermott, disse à World Leaders: “A SAP adotou a visão de que treinar trabalhadores para uma economia digital é nossa responsabilidade corporativa. Indo além, acreditamos que as empresas líderes têm uma obrigação moral de iniciar as pessoas na economia moderna, independentemente de onde elas venham. ”

Ele acrescentou que “a economia digital oferece uma oportunidade sem precedentes de reunir os setores público e privado, porque existe um vínculo direto entre a adoção digital de uma região e sua competitividade econômica geral. Uma oportunidade dessa magnitude é mais do que apenas um benefício, é uma necessidade. “

De fato. Fortes parcerias com os setores público, privado e sem fins lucrativos são a força motriz por trás dos objetivos ambiciosos da iniciativa e capacidade de criar capacidade da comunidade na educação em TIC em todo o continente.

O objetivo da Africa Code Week é equipar os jovens estudantes africanos com as habilidades digitais necessárias para navegar na era digital. A codificação, em particular, é reconhecida como uma nova forma de alfabetização por especialistas em nível internacional e o Instituto de Estatística da UNESCO criou uma estrutura para mensurá-la. A estrutura de competências em TIC da UNESCO para professores, a TIC CFT, também foi atualizada para refletir a importância da codificação como competência digital.

Após o sucesso da Africa Code Week 2018, que treinou mais de 2,3 milhões de estudantes, professores e treinadores, a edição de 2019 ocorrerá em 37 países em todo o continente e estabelece as metas mais ambiciosas para alcançar mais 1,5 milhão de destinatários de treinamento.

Como Claire Gillissen-Duval, Líder Global da África Code Week na SAP, declara: “A Africa Code Week visa capacitar todas as crianças com a oportunidade que merecem ser competitivas na economia mundial do futuro. Estamos comprometidos em capacitar a próxima geração de líderes e inovadores tecnológicos no continente.

Num mundo em rápida mudança, impulsionado pela tecnologia digital, é importante que toda pessoa com deficiência criança e jovem se torne um ator criativo de soluções digitais localizadas, não seu consumidor passivo.

A Africa Code Week agora é ativamente apoiada pelo UNESCO YouthMobile, 28 governos africanos, mais de 130 parceiros de implementação e 120 embaixadores em todo o continente. A SAP também trabalha em estreita colaboração com a UNESCO para aumentar a participação de garotas nos workshops da ACW.

 

Bem haja a parceria 

ANDA – AFRICA CODE WEEK-ANGOLA

 

Rufino Daniel Guilherme

Apoiador OFICIAL do PAF – Programa ANDA Formação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »