Artesanato Galinha do Cacuaco by Fenador no ANDA 27 ANOS

O artesanato Galinha do Cacuaco é um dos projetos de formação de pessoas com deficiência motora da Associação Fenador. 
A Fenador – Asssociação Felicidade na Dor é uma Organização não Governamental e sem fins lucrativos cujo objetivo é formar e promover a inclusão social e a dignidade dos deficientes motores em Angola. 

O nosso nome – Felicidade na Dor – foi inspirado no local onde surgiu a ideia de criar a Associação – os fundadores conheceram -se no Hospital de reabilitação física pós os acidentes que os deixaram paralisados e aqui buscavam melhorias na sua saúde.
Desde que foi criada, a prioridade da Fenador foi a de construir uma sede. Neste espaço – atualmente no Cacuaco -são organizadas ações para a integração sócio-profissional de deficientes motores – artesanato, inglês, alfabetização. 
Continuamos a angariar auxílio para terminar o projeto da sede – falta terminar o edifício para proporcionar alojamento às pessoas com deficiência durante as formações, necessitamos de ampliar a escola primária de 22 para 6 salas, e terminar o arranjo dos espaços comuns para incluir campo de jogos e uma horta. 

História
A Fenador tem uma história muito interessante. Foi fundada em 2001 por José Gomes – um jovem tetraplégico que sonhava fazer do seu projeto uma grande organização. Tinha a ideia de criar uma associação para velar pelas pessoas com deficiência motor, formar e integrar na sociedade. José Gomes faleceu em 2008, mas seu trabalho teve continuidade através dos restantes membros da Fenador.
Após vários pedidos dirigidos ao Governo de Luanda conseguiram o terreno no Cacuaco em Junho de 2001. Aqui está a atual sede da Fenador.
Apesar de inúmeras dificuldades, em 2008 foi possível começar a erguer a estrutura principal da obra através de uma doação – a casa de habitação e um jango espaço destinado as atividades de ensino, formação e artesanato, previstas no programa da Fenador. O progresso era lento por falta de dinheiro e sempre com muitos pedreiros, e ainda com a dificuldade adicional de não ter transporte para poderem seguir a evolução da obra.
Em 2009 a construção ficou interrompida por falta de suficientes apoios financeiros mas em 2011 o Grupo da Amizade auxiliou na coordenação e financiamento da conclusão da vedação do terreno, acabamento do espaço de habitação e do jango. Desde então a Fenador realiza as suas ações de formação nesta sede.
O José Gomes nunca conheceu a nova sede por que tanto lutou mas teria tanto orgulho em ver o seu sonho realizado. Estamos a dar-lhe continuidade: Procuramos apoios para finalizar os edifícios da sede e patrocínios para os projetos de formação.

O projeto Quintal
Em 2008 o Projeto Quintal esteve na origem do artesanato Galinha do Cacuaco. Tinha duas vertentes:
· artesanato – com a doação de chapas pelo grupo de Mulheres Parlamentares criou-se um espaço coberto num terreno arrendado no bairro Hoji-ya-Henda. Missionários Brasileiros vieram ensinar os membros da Fenador a trabalhar com ráfia e caricas e assim começou o artesanato. Faziam-se pastas, capas para livros, sapatos. O objetivo era formar pessoas com deficiência para poderem vender os seus produtos na feira da LAC. O Grupo da Amizade veio também formar os membros da Fenador em artesanato a partir de 2009 e ensinaram as técnicas de papier maché. Assim começaram a as primeiras Galinhas – que ainda não eram do Cacuaco… Só mais tarde, na mudança de sede para o Cacuaco.
· alfabetização da comunidade – assim começou a escola da Fenador que agora já tem turmas da 1ª à 4ª classe

Formação e Assistência Médica
Queremos com a nossa Associção proporcionar formação e proporcionar assistência médica a pessoas com deficiência em Angola para melhoria das suas condições de vida. Podes ajudar doando o teu tempo para formar e ensinar.

Direitos das Pessoas com Deficiência
Lidamos diariamente com discriminação e exclusão em Angola. Somos diariamente tratados como “aleijadinhos” e muitos táxis e autocarros recusam transporte às pessoas com cadeira de rodas. Queremos levar toda a sociedade angolana a dar bons exemplos: ajudar as pessoas com deficiência nas suas deslocações no dia a dia, respeitar os nossos direitos.

Apoiar este projeto
Vem visitar-nos e conhecer esta Associação que em 2018 celebrou os seus 17 anos de existência! Mais detalhes de como podes apoiar nos nossos sites.
https://galinhadocacuaco.wixsite.com/galinhadecacuaco
https://fenador.wordpress.com/

 — em Galinha do Cacuaco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »