A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Angola e a Parceria com a ANDA

A  Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Angola elaborou um importante projecto que contará com o apoio da ANDA – Associação Nacional dos Deficientes de Angola. No Projecto a  Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Angola irá promover a capacidade de resposta das unidades de saúde locais (parceiros) face à demanda das pessoas portadoras de deficiências motoras limitativas a culminar com uma doação de cadeiras de rodas. O Projecto pretende implementar formação específica para o pessoal dos serviços de saúde vocacionados na área e formação prática ao pessoal técnico para reparação e manutenção de cadeiras de rodas consistentes com o padrão da OMS, a fim de beneficiar os deficientes que, ainda que de baixa renda, poderão ver reduzidos os seus desafios usufruindo dos aparelhos de locomoção oferecidos e assim melhorarem sua qualidade de vida. 
O programa inclui:
1) Formação para fisioterapeutas ou terapeutas ocupacionais, durante 5 dias, dos princípios básicos de serviços especializados/específicos de cadeiras de rodas.
2) Curso para técnicos na montagem, ajustamento, manutenção e reparação de cadeiras de rodas, durante 5 dias.
3) Doação de aproximadamente 275 cadeiras de rodas apropriadas para serem oferecidas pelos terapeutas e técnicos formados aos carenciados da região. 

Caberá a ANDA – Associação Nacional dos Deficientes de Angola providenciar a documentação necessária para a Importação das Cadeiras de Rodas e peças sobressalentes, como Doação de Caridade com isenção de taxas.
– Controlar/acompanhar a passagem das cadeiras de rodas e peças sobressalentes importadas na alfândega.
– Providenciar espaço seguro para armazenagem das cadeiras de rodas e peças sobressalentes.
– Providenciar 8-12 clínicos (terapeutas), para participarem na formação contemplando os gastos necessários em transportes e hospedagens para os clínicos.
– Providenciar 8-12 técnicos para participarem no curso de montagem, ajustamento, manutenção e reparação de cadeiras de rodas.
– Disponibilizar cerca de 40, das cadeiras de rodas doadas para serem utilizadas na formação.
– Selecionar 24 potenciais beneficiários das cadeiras de rodas para participarem como parte prática da formação.
– Assegurar que, no prazo de 12 meses, todas as cadeiras doadas sejam distribuídas aos desfavorecidos, sem quaisquer custos, somente pelos terapeutas certificados que se formaram no curso e de acordo com o protocolo ensinado no curso.
– Submeter relatórios mensais à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Angola, no formulário fornecido pela Igreja, incluindo todas as informações pedidas pelos SUD, daqueles que recebem cadeiras de rodas.
– Completar a avaliação, prescrição, ajustamento do aparelho, e instruções aos utilizadores, que são parte da população pobre, no prazo de 12 meses depois da doação e formação dos terapeutas e técnicos.

Como participante do projecto a  Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Angola assume a maior parte dos custos do Projecto, antecipando que o valor da doação será aproximadamente US$ 120.000,00 (Cento e Vinte Mil Dólares).
A ANDA – Associação Nacional dos Deficientes de Angola, como participante, deverá assumir a responsabilidade relativa às pessoas a serem formadas, ao local da formação, ao local (ou locais) para prestar serviços de cadeiras de rodas, e à distribuição das cadeiras de rodas, sem custos, pelos terapeutas formados neste Projecto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »